Welcome

Anti Essays offers essay examples to help students with their essay writing.

Sign Up

Entre O Cárcere E O Quarentenário Essay

  • Submitted by: claydja
  • on August 28, 2013
  • Category: History
  • Length: 1,314 words

Open Document

Below is an essay on "Entre O Cárcere E O Quarentenário" from Anti Essays, your source for research papers, essays, and term paper examples.

Anseio de modernização e construção da casa de detenção do Recife

Desde seus primeiros anos, muitas mudanças ocorreram no século XIX, a vinda da família real em 1808 e a independência do Brasil em 1822, são alguns dos acontecimentos mais evidentes, mas não são os únicos. Ao longo deste século a expansão urbana e comercial, principais características do modelo de modernização de cidades europeias como Londres e Paris, foi vivenciada, salve particularidades, por muitas cidades brasileiras.
No Recife, cidade a qual ressaltamos, as alterações urbanas se tornaram mais evidentes. Alguns acontecimentos como a construção de novas estradas, do teatro Santa Isabel (1850), do cemitério de Santo Amaro (1851), do Liceu provincial de Pernambuco (1825), atual ginásio pernambucano e do Hospital Pedro II (1861) são alguns dos sinais de que a modernização era cada vez mais aparente.
A partir da construção do hospital e do cemitério, podemos perceber certa preocupação com o saneamento da cidade, principalmente porque o crescimento populacional vivido no período não era acompanhado pelas condições de salubridade. Tanto que, muitas epidemias tomaram a cidade, segundo Rosilene Gomes de Farias, somente entre os anos de 1849 e 1856, foram registrados onze surtos epidêmicos.
A preocupação da elite da cidade não se limitava aos aspectos sanitários, também no âmbito das políticas de segurança pública era notada. O crescimento populacional também foi acompanhado pelo aumento da criminalidade na cidade, fato que foi um dos maiores responsáveis pelas discussões em torno da necessidade de construção de uma prisão que transmitisse, em especial à elite, um ar de segurança de modernização.
Os debates no que cerne à reforma prisional, não eram inéditos Michel de Foucault, em se livro Vigiar e punir mostra que desde final do século XVIII, esta questão era largamente discutida. Segundo o autor as correções por meio do castigo, deram lugar à privação da liberdade, o que fez com que a começar...

Show More


Citations

MLA Citation

"Entre O Cárcere E O Quarentenário". Anti Essays. 13 Dec. 2018

<http://parimatchstavki7.com/free-essays/Entre-O-Carcere-E-O-Quarentenario-506783.html>

APA Citation

Entre O Cárcere E O Quarentenário. Anti Essays. Retrieved December 13, 2018, from the World Wide Web: http://parimatchstavki7.com/free-essays/Entre-O-Carcere-E-O-Quarentenario-506783.html